Resumo

INTRODUÇÃO 

Entendemos que a dança é uma linguagem, que para além de permear o processo de produção do conhecimento e a inserção da práxis social, prioriza também os resultados dele advindos, remetendo-os a momentos preciosos, capazes de despertar a consciência crítica de quem os vivenciam. (Gariba 2007, p. 159). Segundo Oliveira (2001, p. 14) uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Tinha características lúdicas e ritualísticas, nas quais ocorriam manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais. (Gariba 2007, p. 156). Nesse sentido, conjunturamos especificamente a experiência através desse olhar de ofertar alternativas corporais, com alunos do ensino médio, na faixa etária de 14 à 15 anos, através de uma proposta elaborada pelos professores do curso de Licenciatura em Educação Física e professores da disciplina de Espanhol, do ensino médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins(IFTO)1, Campus Palmas, para acompanharmos a criação, escolha e desenvolvimento de coreografias que representassem um país latino, a República Dominicana.

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