Metodologia do Ensino da Gestão Esportiva: Primeiras Aproximações
Por Vilde Gomes de Menezes (Autor), Alfredo Fagner Gonçalvez (Autor), Fabiana Monteiro Rolin (Autor).
Em 3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer - CBGE
Resumo
Identificam-se processos e procedimentos relacionados com a metodologia do ensino da Gestão Esportiva, que apontem opções metodológicas para superação de procedimentos tradicionais focados no “enchaveamento” de torneios e campeonatos, capazes de materializar o tripé: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa realiza-se no âmbito da disciplina Gestão Esportiva de uma Faculdade do Recife-PE em 2009. Quanto aos procedimentos metodológicos, opta-se pela pesquisa-ação do tipo experimental, em que os discentes, orientados pelo docente, procederam à investigação exploratória de diversas modalidades esportivas a fim de identificar sua história, evolução e contemporaneidade, como decorrência específica da experiência de gestão de cada uma. Como resultados de tais procedimentos metodológicos, materializam-se: a organização de um conjunto de oito seminários de projetos temáticos esportivos; sistematização e realização de um festival esportivo e posterior avaliação e autoavaliação de aprendizagem.