Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar nosso objeto de estudo que focaliza a importância da prática e a metodologia de ensino da ginástica para portadores de deficiência. O objetivo central desta investigação é discutir como o ensino da ginástica pode colaborar na educação destes indivíduos, identificando as opções metodológicas necessárias para potencializar o aprendizado deste público. Para atingir esses objetivos utilizamos os métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético. Durante a investigação estão sendo utilizados os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa bibliográfica, documental e de campo como: entrevistas, observação participante, discussão de grupo, análise de documentos, revisão bibliográfica sobre a temática e trabalho com grupo focal. Como ferramentas científicas utilizamos o computador, a ficha de síntese, o caderno de campo, a fotografia e a filmagem. Ressaltamos a relevância da prática da ginástica para os portadores de deficiência, e reconhecemos que é necessário olhar para os indivíduos portadores de deficiência com outra postura onde atentemos principalmente para suas capacidades, possibilidades e potencialidades, e não somente para as suas limitações. A prática de atividades físicas, em especial a Ginástica tem muito a contribuir no desenvolvimento pleno desses indivíduos e na sua integração social. Entre os resultados, ainda que parciais, apontamos que o trato do conhecimento da ginástica é negligenciado nas escolas do município, e que os portadores de deficiências da cidade de Amargosa não tem acesso conhecimento próprio da ginástica em espaços públicos

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