Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos: Iniciação Esportiva Universal, Aprendizado Incidental–ensino Intencional
Por Layla Maria Campos Aburachid (Autor), Pablo Juan Greco (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor).
Parte de Desenvolvimento de Treinadores e Atletas - Pedagogia do Esporte Vol. 1 . páginas 107
Resumo
INTRODUÇÃO
Nas ciências do esporte, as propostas de aplicação de métodos ou modelos como recentemente tem sido designados[1;2] de ensino-aprendizagem-treinamento surgem quase que constantemente, procurando atualizar novas ideias, apoiando-se em diversos referenciais teóricos que se configuram como alicerces para fundamentar os processos pedagógicos, metodológicos e didáticos de ensino-aprendizagem dos esportes. Esse referencial deve sustentar finalidades, princípios, conceitos, objetivos, que permitam delinear a metodologia a ser empregada. As concepções contemporâneas de ensino-aprendizagem dos esportes colocam o aluno no centro desse processo, o importante não é o método de ensino e sim a forma de aprendizado do aluno. Neste aporte com ênfase nas modalidades coletivas esportivas diferenciam-se três grupos de modelos de ensino-aprendizagem: