Metodologia e Didática Pedagógica Aplicada Ao Ensino da Caminhada Nórdica e Livre Para Pessoas com Doença de Parkinson I
Por Diana Maria Cubillos Arcila (Autor), Elren Passos Monteiro (Autor), Natalia Andrea Gomeñuka (None), Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga (Autor), Natalia Andrea Gomeñuka (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 8, n 2, 2017. Da página 72 a 83
Resumo
Objetivo: propor uma metodologia pedagógica para o ensino da técnica da caminhada nórdica (CN) para a população de pessoas com doença de Parkinson (DP). Participaram do estudo 33 pessoas com DP. As três primeiras semanas foram para a reeducação da postura, da marcha e do ensino da técnica da CN. Em seguida, teve um enfoque no desenvolvimento das capacidades físicas. A associação da técnica da CN com as atividades da vida diária, a estimulação sensorial, a interação social, a reflexão sobre as percepções motoras e sociais dos participantes foram parte da metodologia pedagógica proposta no presente estudo.