Metodologia Pedagógica Aplicada Ao Ensino da Caminhada Nórdica e Livre Para Pessoas com Doença de Parkinson
Por Diana Maria Cubillos (Autor), Arcila Elren Passos Monteiro (Autor), Natalia Andrea Gomeñuka (Autor), Ricardo dos Santos Gehrke (Autor), Aline de Souza Pagnussat (Autor), Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
A Doença de Parkinson é uma enfermidade neuro-degenerativa que normalmente afeta pessoas maiores de 60 anos. A perda dos neurônios nasubstância negra contribui para a diminuição da dopamina (MORRIS,2005), promovendo alterações motoras e psicológicas (OLESEN,2012), tornando os doentes do Parkinsonmais dependentes. Dessa forma, precisa-se de uma atenção especial que tenha em conta estes fatores fisiológicos e psicológicos.Na área da pesquisa quantitativa e experimental, garantir um resultado confiávelpode ser mais fácil quando se trabalha com objetos do que quando se trata de seres humanos em pesquisas. Isso pode ocorrer devido à resposta psicológica de cada sujeito, às emoções espontâneas que se geram em cada intervenção, o que podecausar uma influência direta na resposta do estímulo aplicado, em consequência alterando os resultados quantitativos da pesquisa de forma favorável oudesfavorável.