Resumo

O objetivo do presente estudo foi discutir a sistematização, aplicação e a avaliação de uma metodologia de treinamento com foco no desenvolvimento das ações táticas do futebol e futsal. Tal proposta de treinamento foi fundamentada na articulação de três métodos de ensino-aprendizagem-treinamento: 1) método de ensino centrado nos Jogos Condicionados, apresentado no livro O Ensino dos Jogos Esportivos, organizado por Oliveira e Graça (1994); 2) método Situacional, elaborado por Greco (1998); 3) método Formativo-conceitual, elaborado por Rezende (2003). Foram ministradas 26 aulas ao longo do treinamento, dividido em dois módulos: ações táticas individuais e de grupo. O Conhecimento Tático Declarativo (CTD), Tomada de Decisão (TD) e a análise qualitativa do desenvolvimento das ações táticas dos jogadores foram definidas como variáveis dependentes. Participaram deste estudo 12 jogadores de uma escola especializada em futebol e futsal, localizada no bairro Plano Piloto de Brasília, com idades entre 12 e 16 anos. Para avaliar o CTD dos jogadores foi utilizado o Teste de Conhecimentos sobre as Ações Táticas no Futebol, elaborado por Rezende (2003). Enquanto para avaliar a TD foi utilizado o GPAI (Game Performance Assessment Instrument), elaborado por Oslin et al (1998), com escala de avaliação adaptada para este estudo. A análise de dados destas variáveis foram realizadas através da freqüência simples e percentual. Na análise qualitativa do desenvolvimento das ações táticas, verificou-se que as ações táticas classificadas com efeito positivo foram a Indução da trajetória do atacante e Supressão do espaço de jogo (defensivas); Desmarcar-se, Linha de passe e Domínio da posse de bola (ofensivas). Ao avaliar o efeito do programa de treinamento sobre a TD, sugere-se que este pode ter contribuído para um pequeno aprendizado dos jogadores nas ações de ataque com bola, visto que o percentual de jogadas classificadas como insuficientes e pobres diminuiu, migrando para o nível satisfatório da escala. Quanto ao efeito do programa de treinamento sobre o Conhecimento Tático Declarativo, verificou-se que o alto valor apresentado pelos jogadores demonstrou que, mesmo antes do início do programa de treinamento, já tinham domínio dos conhecimentos exigidos pelo teste aplicado. Como não era possível aumentar o nível de dificuldade do teste, esses dados não permitiram uma análise comparativa para verificar os efeitos do programa de treinamento. Considerando as conclusões apresentadas, apesar do programa de treinamento ter sido de curta duração quando considerada a diversidade de conteúdos, pode-se afirmar que o programa de treinamento com foco no desenvolvimento das ações táticas do futebol e futsal contribuiu para um pequeno aprendizado dos jogadores nas ações de ataque com bola. 

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