Em meio aos conteúdos curriculares da Educação Física, o esporte apresenta-se com conteúdo que possibilita ao educando oportunidades de contato direto com situações do seu cotidiano como: rápida tomada de decisão, cooperação, vitória, derrota e respeito pelo grupo e pelas diferenças. Tais oportunidades oferecidas pela prática do esporte na escola irão contribuir para o desenvolvimento pleno do educando. O presente estudo teve como objetivo identificar e interpretar as metodologias presentes no ensino dos esportes nas escolas de ensino fundamental da cidade de Maceió e sua relação com as metodologias adotadas pelos professores de esportes do curso de Educação Física-licenciatura da UFAL. A opção metodológica foi a abordagem qualitativa do tipo descritivo. Para coleta dos dados foram utilizados três instrumentos: a entrevista estruturada; a observação direta e o diário de campo, aplicados aos professores que ensinam esporte nas escolas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e aos professores que ministram as disciplinas diretamente ligadas ao esporte do curso de graduação em Educação Física-Licenciatura da UFAL, complementados pelo diário de campo. E, assim, partindo dos discursos dos professores, pôde-se inferir que os esportes presentes nas escolas de ensino fundamental são orientados pelos métodos: parcial; global e construtivista. A relação destas metodologias com as aplicadas na graduação acontece uma vez que os professores do curso de Educação Física-Licenciatura da UFAL procuram proporcionar aos licenciandos conhecimento das diversas formas de ensinar o esporte, objetivando fornecer elementos para quando professores possam escolher a que for mais apropriada à sua realidade escolar e à concepção de homem que se pretende. Percebeu-se também, através das observações, um distanciamento entre o discurso e a prática o que leva a entender ser necessário o oferecimento de cursos de formação continuada a fim de minimizar o distanciamento existente entre teoria e prática, perceptível quando da realização das observações. Deste modo conclui-se que se torna urgente mais estudos direcionados ao ensino do esporte escolar a fim de possibilitar sua prática como fator de inclusão social. |