Metodologias ativas aplicadas à formação do profissional de educação física: desafios e perspectivas
Por Ligia Bueno Zangali Carrasco (Autor), Victor Barbosa Ribeiro (Autor), Camila Moraes (Autor), Anderson Gregório Joaquim (Autor), Gislaine Satyko Kogure (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Física é uma área de formação que aborda as atividades corporais em suas dimensões pedagógicas, culturais, sociais e biológicas. A complexidade destas interações demanda competências específicas na formação profissional. Neste sentido, as metodologias ativas promovem uma aproximação crítica e reflexiva com a realidade que o espera na futura profissão.
OBJETIVO: Este estudo objetivou sintetizar a produção científica e identificar o cenário de uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação do profissional de Educação Física; assim como verificar as estratégias de operacionalização dessas metodologias.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico (GA) e Portal de Periódicos da Capes publicadas até 2021. Foram analisados 14 estudos (duas revisões bibliográficas e 12 estudos interventivos).
RESULTADOS: Foi observado que alunos e professores percebem as metodologias ativas como positivas, e diversas são as estratégias utilizadas que levam em conta os subsídios teóricos da metodologia ativa. No entanto, a aplicação dessas metodologias se mostra tímidas frente aos benefícios que trazem na formação desses profissionais.
CONCLUSÃO: É preciso perpassar o paradigma da metodologia tradicional com a capacitação docente e um currículo integrado para que a implantação das novas metodologias de ensino aconteça.