Metodologias de ensino dos esportes no programa segundo tempo
Por Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor).
Parte de JOGOS DESPORTIVOS: formação e investigação . páginas 172 - 185
Resumo
Atualmente gerenciado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), o Programa Segundo Tempo (PST) é uma política pública desenvolvida pelo Ministério do Esporte (ME) desde 2003, sob os princípios do esporte educacional. São benefi ciados pelo Programa crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil, a partir dos 06 anos de idade, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social. Podendo ser desenvolvido em escolas ou em outros espaços, o esporte educacional se caracteriza como uma prática esportiva descomprometida com a seletividade e a hipercompetitividade, tendo por objetivo primordial auxiliar no processo de desenvolvimento integral do indivíduo e de sua formação para a cidadania (BRASIL, 1988). No PST é superado, portanto, o conceito da iniciação esportiva voltada para a formação de atletas, na perspectiva de oportunizar, em seus núcleos de esporte educacional (NED), ampla vivência motora e formação humana, por meio das atividades de lazer, jogos e esportes organizados e/ou assistemáticos (FILGUEIRA; PERIM; OLIVEIRA, 2009).