Resumo

O esporte é um conteúdo que está presente na disciplina de Educação Física pelos múltiplos benefícios que gera nos alunos que o praticam. Mas em muitas ocasiões, é focado a partir de uma metodologia tradicional baseada na técnica. Consequentemente, surgiram metodologias inovadoras de ensino do esporte, como a abrangente, que se ampara em teorias cognitivas e construtivistas, pois potencializam a tomada de decisão e a consciência tática dos alunos. Por meio desta revisão, o objetivo principal é descrever os aspectos teóricos mais significativos do ensino integral do esporte, para um maior conhecimento sobre o mesmo, com o que se favorece sua implementação no contexto educacional.

Referências

Abad Robles, M.T., Benito, P.J., Giménez Fuentes-Guerra, F.J., y Robles Rodríguez, J. (2013). Fundamentos pedagógicos de la enseñanza comprensiva del deporte: Una revisión de la literatura. Cultura, Ciencia y Deporte, 8(23), 137-146. http://dx.doi.org/10.12800/ccd.v8i23.300

Aguilar Sánchez, J., Tamaño, I., y Chirosa Ríos, L. (2016). La evaluación en educación física a través del “Game Perfomance Assessment Instrument” (GPAI). Estudios Pedagógicos, XLII(2), 7-19. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000200001 

Allison, S., y Thorpe, R.R. (1997). A Comparison of the Effectiveness of two approaches to Teaching Games within Physical Education. A Skills approach versus a Games for Understanding approach. The British Journal of Physical Education, 28(3), 9-13. https://www.cabdirect.org/globalhealth/abstract/19981806164

Barba-Martín, R.A., Bores-García, D., Hortigüela-Alcalá, D., y González Calvo, G. (2020).The application of the teaching games for understanding in physical education. Systematic review of the last six years. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(9), 3330. https://doi.org/10.3390/ijerph17093330

Blázquez Sánchez, D. (1995). La iniciación deportiva y el deporte escolar (4ª ed.). INDE Publicaciones.

Acessar