Metodologias de treinamento técnico no futebol: concepções, contextos de aplicabilidade e percepções de treinadores quanto ao sequenciamento ideal
Por WVS Sales (Autor), MB Guimarães (Autor), PB Paoli (Autor).
Resumo
Identificar e analisar as metodologias do treinamento técnico utilizadas em um centro de formação de atletas de futebol, conceituando-as e as contextualizando-as em seus aspectos favoráveis e desfavoráveis.
Amostra: Doze treinadores, graduados em Educação Física, atuantes nas categorias de base com tempo de experiência entre 5 a 16 anos. Entre os entrevistados seis possuem especialização e dois títulos de mestre com estudo na área do futebol.
Métodos: No plano empírico, está caracterizado como uma pesquisa qualitativa. Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo. Com relação aos procedimentos técnicos foi utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões e doze entrevistados, construídas a partir dos indicadores encontrados na revisão crítica da literatura referente à temática do treinamento técnico no futebol.
Resultados: Os entrevistados utilizam de uma proposta de conteúdo integrada, com grande participação do conteúdo técnico no planejamento. O treinamento técnico utiliza-se de três métodos: analítico, situacional e em forma de jogo. Nenhum método foi considerado sem importância e a escolha de utilização é baseada no nível de qualidade de execução dos gestos no contexto do jogo, ressaltando que o analítico permite uma correção mais detalhada do gesto. O atleta deve ser autônomo para saber tomar a decisão correta e utilizar recursos técnicos para solucionar os problemas do jogo.
Conclusão: Cada método de treinamento técnico possui sua particularidade e importância. Existem alguns fatores que devem ser analisados para definir o método mais adequado para o momento. Assim que, na prática o treinador deve aplicar diferentes métodos em função de seus objetivos. Um único método não provavelmente permitirá desenvolver o atleta em todas suas dimensões.