Resumo

Identificar e analisar as metodologias do treinamento técnico utilizadas em um centro de formação de atletas de futebol, conceituando-as e as contextualizando-as em seus aspectos favoráveis e desfavoráveis.

Amostra: Doze treinadores, graduados em Educação Física, atuantes nas categorias de base com tempo de experiência entre 5 a 16 anos. Entre os entrevistados seis possuem especialização e dois títulos de mestre com estudo na área do futebol.

Métodos:  No  plano  empírico,  está  caracterizado  como  uma  pesquisa  qualitativa.  Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo. Com relação aos procedimentos técnicos foi utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões e doze entrevistados, construídas a partir  dos  indicadores  encontrados  na  revisão  crítica  da  literatura  referente  à  temática  do treinamento técnico no futebol.

Resultados: Os entrevistados utilizam de uma proposta de conteúdo integrada, com grande participação  do  conteúdo  técnico  no  planejamento.  O  treinamento  técnico  utiliza-se  de  três métodos:  analítico,  situacional  e  em  forma  de  jogo.  Nenhum  método  foi considerado  sem importância e a escolha de utilização é baseada no nível de qualidade de execução dos gestos no contexto do jogo, ressaltando que o analítico permite uma correção mais detalhada do gesto. O atleta deve ser autônomo para saber tomar a decisão correta e utilizar recursos técnicos para solucionar os problemas do jogo.

Conclusão:  Cada  método  de  treinamento  técnico  possui  sua  particularidade  e   importância. Existem alguns fatores que devem ser analisados para definir o método mais adequado para o momento. Assim que, na prática o treinador deve aplicar diferentes métodos em função de seus objetivos. Um único método não provavelmente permitirá desenvolver o atleta em todas suas dimensões.

 

Acessar