Resumo

Introdução: O trabalho busca entender, a partir da visão dos técnicos de handebol, como eles estruturam a seleção dos conteúdos necessários para a categoria infantil (12 a 14 anos), utilizando de métodos que motivem todas as crianças de modo a continuarem atuantes na modalidade em todos os âmbitos possíveis, seja como telespectador, atleta ou professor. Entendemos a importância da sensibilidade do treinador ao trabalhar em uma fase de transição na qual ainda não é necessária uma especialização, mas que, apesar disso, já começa a ser evidenciada em determinados momentos. Objetivo: O presente estudo identificou e analisou os critérios utilizados por quatro professores de handebol da categoria infantil para definir as suas aulas: as metodologias implementadas; e as influências que os levaram a escolhê-las. Metodologia: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com treinadores de handebol infantil no ano de 2016. A entrevista foi estruturada com base em um roteiro geral composto por oito perguntas norteadoras que abordavam diferentes temas, dentre eles: formação do professor, histórico com a modalidade, influências para a sua prática, modo como organiza e estrutura o treino. Resultados: Identificou-se que não há um consenso entre os professores acerca da metodologia que empregam. O período em que tiveram contato com essas metodologias variaram entre o período de graduação e o período em que eram atletas. Os professores que salientaram o período de graduação como principal influência do seu trabalho, utilizam de métodos de ensino que envolvem mais elementos de um jogo de handebol; já os professores que destacaram a maior influência da sua experiência como atleta, utilizam de métodos que focam o ensino da técnica por si só. Conclusões: Como conclusão podemos inferir que são as experiências significativas, seja ela proveniente da época de atleta ou da faculdade, que definiram os rumos metodológicos do que é e como ensinar o handebol.