Metodologias Utilizadas Para o Ensino do Handebol na Categoria Infantil com Base em Entrevistas com Professores
Por João Paulo Torres Di Gilio (Autor), Sérgio Settani Giglio (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O trabalho busca entender, a partir da visão dos técnicos de handebol, como eles estruturam a seleção dos conteúdos necessários para a categoria infantil (12 a 14 anos), utilizando de métodos que motivem todas as crianças de modo a continuarem atuantes na modalidade em todos os âmbitos possíveis, seja como telespectador, atleta ou professor. Entendemos a importância da sensibilidade do treinador ao trabalhar em uma fase de transição na qual ainda não é necessária uma especialização, mas que, apesar disso, já começa a ser evidenciada em determinados momentos. Objetivo: O presente estudo identificou e analisou os critérios utilizados por quatro professores de handebol da categoria infantil para definir as suas aulas: as metodologias implementadas; e as influências que os levaram a escolhê-las. Metodologia: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com treinadores de handebol infantil no ano de 2016. A entrevista foi estruturada com base em um roteiro geral composto por oito perguntas norteadoras que abordavam diferentes temas, dentre eles: formação do professor, histórico com a modalidade, influências para a sua prática, modo como organiza e estrutura o treino. Resultados: Identificou-se que não há um consenso entre os professores acerca da metodologia que empregam. O período em que tiveram contato com essas metodologias variaram entre o período de graduação e o período em que eram atletas. Os professores que salientaram o período de graduação como principal influência do seu trabalho, utilizam de métodos de ensino que envolvem mais elementos de um jogo de handebol; já os professores que destacaram a maior influência da sua experiência como atleta, utilizam de métodos que focam o ensino da técnica por si só. Conclusões: Como conclusão podemos inferir que são as experiências significativas, seja ela proveniente da época de atleta ou da faculdade, que definiram os rumos metodológicos do que é e como ensinar o handebol.