Resumo

Introdução

No processo de treinamento de basquete, os jogadores muitas vezes contam apenas com exercícios de arremesso para atingir os objetivos do treino. Melhorar a porcentagem de sucesso de arremessos sob condições ofensivas e defensivas estáticas e variáveis tornou-se uma questão de grande preocupação para treinadores e entusiastas do basquete.

Objetivo

Analisa os métodos de treino visando melhorar a porcentagem de sucesso de arremessos dos jogadores de basquete.

Métodos

Analisa-se a porcentagem de sucesso de arremessos entre dois grupos de jogadores de basquete através de estatísticas matemáticas comparativas. São explorados os métodos de treino do grupo vencedor, investigando os métodos mais propicios para melhorar a porcentagem de sucesso dos arremessos.

Resultados

O método de treino abrangente adotado pelo grupo experimental atentou-se à aptidão física, coordenação, velocidade e ângulo de arremesso, sensação da bola e atenção psicológica, melhorando efetivamente a porcentagem de sucesso nos arremessos. A porcentagem de sucesso nos arremessos do grupo experimental antes e após o treino teve alteração significativa. Os resultados após o treino foram significativamente maiores (P<0,05).

Conclusão

O treino de arremessos em movimento com turnos limitados pode melhorar a porcentagem de sucesso no arremesso do jogador em estado de fadiga. Após várias intervenções, a porcentagem de sucesso de arremessos dos jogadores de basquete e a qualidade do arremesso melhoraram significativamente. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar