Meu Corpo, Meu Brinquedo – as Contribuições de Vygotsky para Uma Pedagogia Lúdica na Infância
Por Ana Cristina Cezar Vilhena (Autor), Silvia Cristina Franco Amaral (Autor).
Em I Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
Este trabalho investigou a educação lúdica em uma instituição não-formal de ensino da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, o Projeto de Extensão Universitária "Meu Corpo, Meu Brinquedo". O pressuposto inicial foi o de que a educação voltada ao lúdico é experienciada de forma interacionista, num processo dialético. Nos fundamentamos principalmente em Vygotsky, que afirma que o responsável por criar uma zona de desenvolvimento proximal na criança é o brinquedo. A coleta de dados foi a partir da observação participante, lançando-se um olhar sobre o cotidiano daquela instituição, observando-se o comportamento dos sujeitos, as interações entre os mesmos, o conteúdo das intervenções e sua apropriação pelos sujeitos.