Michael Phelps e Usain Bolt: Onze Medalhas de Ouro e Duas Faces da Construção do Herói Olímpico na Mídia Impressa Brasileira
Por Ary José Rocco Junior (Autor).
Em XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O discurso da imprensa esportiva, em tempos de pós-modernidade, está cada vez mais relacionado com o consumo do evento esporte. A construção do herói olímpico, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O objetivo desse trabalho é discutir, com base no acompanhamento da mídia esportiva impressa, os diversos caminhos da construção do herói olímpico. Para isso, analisamos a cobertura realizada por dois dos principais veículos impressos do país das conquistas dos atletas Michael Phelps e Usain Bolt nos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em agosto de 2008. È nossa intenção demonstrar como a construção do herói olímpico, pela mídia impressa, pode apresentar roteiros diversos. Apesar dessa diversidade, o objetivo da construção desse discurso é único: reafirmar a cultura do consumo do esporte e aumentar sua importância econômica.