Resumo

Durante o período de isolamento social, a implantação da educação emergencial levou muitos professores e professoras de Educação Física a enfrentar os diversos desafios existentes na utilização de mídias e tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em suas aulas. Mas, esta utilização, ainda que pouco frequente, já vem ocorrendo nas últimas décadas. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os recursos tecnológicos que aparecem nas pesquisas científicas produzidas. Foi realizada uma revisão integrativa de pesquisa, analisando artigos originais publicados em periódicos científicos da área. Foram identificados 32 artigos originais que abordaram recursos tecnológicos diversos. Os jogos eletrônicos ou exergames, estudados em nove artigos, foram os recursos mais frequentes, seguidos pela produção de vídeos, presentes em cinco pesquisas. Smatphones e seus aplicativos, assim como a mídia impressa, apareceram em três estudos, enquanto a televisão e os blogs foram investigados em duas pesquisas cada. Em três publicações não foram analisados recursos específicos, sendo apresentada uma análise ampliada sobre as mídias e TIC no ensino da Educação Física. Outros cinco estudos analisaram experiências em que múltiplos recursos foram utilizados ao mesmo tempo. A partir desses resultados, constatamos que diferentes recursos tecnológicos já vinham sendo utilizados antes do período de ensino emergencial. Entretanto, é possível perceber a ausência de recursos muito utilizados durante a pandemia, como o Ambiente Virtual de aprendizagem e as plataformas para videoconferência. Nos próximos estudos poderemos identificar os possíveis impactos do período de isolamento social nas práticas pedagógicas efetivadas por professores e professoras.

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