Resumo

INTRODUÇÃO 

Ao refletirmos sobre a relação da Mídia com a sociedade contemporânea, percebemos cada vez mais o poder simbólico (THOMPSON, 1998) que a Mídia possui, sendo capaz de intervir no curso dos acontecimentos, de influenciar as ações dos outros e produzir eventos por meio da produção e da transmissão de formas simbólicas. Na escola a presença da Mídia está cada vez mais contundente, seja ela como recurso didático com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ou principalmente, nas mãos dos estudantes, com smartphones, com isso a necessidade de uma educação voltada para as mídias para que seja fomentada a autonomia e se fazer uma leitura crítica daquilo que é transmitido pela Mídia. Belloni (2005) aponta duas dimensões indissociáveis sendo essas ferramentas pedagógicas extremamente ricas e proveitosas para melhoria e expansão do ensino e como objeto de estudo complexo e multifacetada, exigindo abordagens criativas, críticas e interdisciplinares. Assim, pensamos a relação da Educação Física (EF) nesse processo de formação dos sujeitos para as Mídias, com base no jornal produzido pelo o Grupo de Pesquisa e Estudos Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFS), portanto, o objetivo foi analisar as contribuições do jornal do LaboMídia acerca do conceito de Mídia-Educação como tema nas aulas de EF.

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