Mídia-educação nas Universidades Federais Mineiras: Mapeando a Formação em Educação Física
Por Galdino Rodrigues de Sousa (Autor), Elaine Valéria Rizzuti (Autor), Eliane Medeiros Borges (Autor), Dimas de Paula Costa (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 47, 2016. Da página 96 a 108
Resumo
Esse trabalho busca compreender a relação dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais de Minas Gerais e a mídia-educação, a partir de seus documentos estruturantes dispostos on-line. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos a análise categorial de tais documentos. Observamos que: (a) mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a proposta mídia-educativas, entretanto, tais sinalizações ainda aparecem fortemente marcadas pela dimensão instrumental, apesar de aparentes mudanças estarem em curso; (b) as disciplinas mídia-educativas, ou as que possuem potencial mídia-educativo, quando ofertadas, se encontram isoladas do restante do currículo; (c) nem todos os cursos disponibilizam seus documentos estruturantes nos sites de suas universidades, o que nos trouxe muitas limitações, devido à proposta de trabalho on-line da pesquisa; (d) dos PPCs analisados apenas dois sinalizam em seus corpus a importância de educar para as mídias, porém, unicamente na dimensão instrumental.