Mídia-educação no ensino da educação física: reflexões sobre os estudos publicados
Por Luis Eduardo Vieira Dias (Autor), Mariana Dimes Vicente (Autor), Thales Rodrigo de Siqueira (Autor), Thainá dos Santos Benedito (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor), Bruna Gabriela Marques (Autor).
Resumo
As diferentes e modernas formas de utilizar recursos pedagógicos são temas cada vez mais discutidos na literatura. No âmbito da Educação Física escolar, termos como Tecnologias de Informação e Comunicação e suas vertentes se fazem presentes nas pesquisas científicas mais recentes. Dessa forma, surgem outros temas e possibilidades advindas de tais perspectivas de ensino, como por exemplo a “mídia-educação”. Diversos/as autores/as abordam a mídia-educação como uma concepção e educação com as mídias, para desenvolver e estimular a criticidade discente, contemplando a aprendizagem com, sobre, para e através das mídias, para que o/a estudante se perceba agente de produção de conteúdos e reconheça sua responsabilidade, diante dos assuntos disseminados. Esta perspectiva tem inspirado também o ensino da Educação Física escolar e a realização de pesquisas. Isto posto, nos perguntamos como o termo “mídia-educação” vem sendo pesquisado na Educação Física escolar durante a última década. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de uma revisão integrativa, quantos estudos abordam o uso da mídia-educação nas aulas de Educação Física nos últimos dez anos, assim como compreender de que forma os/as docentes utilizam tais mídias no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa dentro do catálogo de teses e dissertações da CAPES, utilizando os termos “mídiaeducação”, “Educação Física” e “Escola”, onde foram encontrados 42 artigos. Como critérios de inclusão e exclusão, efetuamos leituras dos títulos, resumos e dos textos completos, descartando os artigos publicados além da data escolhida, sem tradução para o português e fora da temática. Foram identificados 6 artigos para a análise final. Através desta pesquisa, foi possível identificar a crescente busca pela mídia-educação no âmbito educacional. Porém, pôde-se notar que há poucos estudos relacionando a mídia educação no campo da Educação Física escolar. É plausível dizer que o seu uso se traduz, em sua essência, na criticidade e na reflexão, favorecendo na produção crítica de ideias ou materiais