Resumo

As diferentes e modernas formas de utilizar recursos pedagógicos são temas cada vez mais discutidos na literatura. No âmbito da Educação Física escolar, termos como Tecnologias de Informação e Comunicação e suas vertentes se fazem presentes nas pesquisas científicas mais recentes. Dessa forma, surgem outros temas e possibilidades advindas de tais perspectivas de ensino, como por exemplo a “mídia-educação”. Diversos/as autores/as abordam a mídia-educação como uma concepção e educação com as mídias, para desenvolver e estimular a criticidade discente, contemplando a aprendizagem com, sobre, para e através das mídias, para que o/a estudante se perceba agente de produção de conteúdos e reconheça sua responsabilidade, diante dos assuntos disseminados. Esta perspectiva tem inspirado também o ensino da Educação Física escolar e a realização de pesquisas. Isto posto, nos perguntamos como o termo “mídia-educação” vem sendo pesquisado na Educação Física escolar durante a última década. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de uma revisão integrativa, quantos estudos abordam o uso da mídia-educação nas aulas de Educação Física nos últimos dez anos, assim como compreender de que forma os/as docentes utilizam tais mídias no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa dentro do catálogo de teses e dissertações da CAPES, utilizando os termos “mídiaeducação”, “Educação Física” e “Escola”, onde foram encontrados 42 artigos. Como critérios de inclusão e exclusão, efetuamos leituras dos títulos, resumos e dos textos completos, descartando os artigos publicados além da data escolhida, sem tradução para o português e fora da temática. Foram identificados 6 artigos para a análise final. Através desta pesquisa, foi possível identificar a crescente busca pela mídia-educação no âmbito educacional. Porém, pôde-se notar que há poucos estudos relacionando a mídia educação no campo da Educação Física escolar. É plausível dizer que o seu uso se traduz, em sua essência, na criticidade e na reflexão, favorecendo na produção crítica de ideias ou materiais