Mídia e Eventos Esportivos: Fatores Intervenientes
Por Clayton Palomares (Autor), Sandro Carnicelli Filho (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar os fatores
intervenientes da participação midiática na organização e realização de
eventos esportivos, evidenciados na literatura nacional, específica sobre a
temática. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica,
realizada em livros, sites especializados e em teses acadêmicas. Os dados
do estudo, analisados descritivamente, sugerem que, com base na literatura
p e s q u i s a d a , h á uma d e fa s agem d e i n fo rma ç õ e s a c e rc a d o e fe t iv o
planejamento dos esforços de mídia, no que tange ao tipo ideal de escolha
destas, a serem utilizadas em cada evento, para que, assim, estas satisfaçam
as expectativas de todos demais interlocutores, como, organizadores,
participantes, espectadores (dos diversos níveis), colaboradores, parceiros,
dentre outros. Um dos pontos evidenciados na referida literatura é a grande
importância de se destinar os investimentos de mídia para o target correto,
através de pesquisa mercadológica, buscando, dentre seus diferentes tipos,
os melhores e mais viáveis veículos para satisfazer as necessidades do evento.
A base bibliográfica analisada faz referência à mídia esportiva como fator
decisivo na transformação do esporte espetáculo, a qual modelou-o de
forma a ser consumido por um público ávido por um entretenimento
excitante. Este fato pode apresentar aspecto positivo, quando se focaliza a
grande repercussão e divulgação de um evento, no entanto, o fator negativo
seria também evidenciado, já que pode descaracterizar a espontaneidade e
a perspectiva lúdica inerente ao próprio evento, modelando-o, como por
exemplo, no horário de transmissão de jogos ou, ainda, na adaptação de
competições para o formato televisivo. A literatura ainda é sutil ao comentar
sobre a alta necessidade de captação de recursos, para financiar os veículos
midiáticos envolvidos na organização dos eventos esportivos, bem como,
denota-se a premência de novos estímulos relativos ao conhecimento e à
informação atualizados, referentes à legislação e aos incentivos fiscais
destinados ao esporte. Com base nos resultados da pesquisa, torna-se
importante favorecer outras re flexões acerca desta temática, para se
enriquecer o universo da área em questão.