Mídias e tecnologias como “linguagens” vamos engendrar possibilidades à Educação Física?
Resumo
A partir das mídias e/ou Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que os membros do comitê científico (2021-2023) do Grupo de Trabalho Temático de Comunicação e Mídia (GTT2) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) mais se envolveram em seus estudos, apontam-se algumas reflexões para a Educação Física (EF) no contexto educacional. Tendo como metodologia uma abordagem qualitativa descritiva de pesquisa a partir de Zylberberg et al. (2022), valorizamos as práticas pedagógicas nas quais os professores(as) de EF podem, junto com os estudantes, engendrar experiências mais significativas, colaborativas e interdisciplinares em meio a cultura digital. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (2017), os professores(as) podem explorar diferentes recursos, como vídeos, fotografias, textos escritos, áudios e imagens, para estimular a expressão corporal, a criatividade, a reflexão crítica e a compreensão de conceitos relacionados à EF, enquanto linguagem, em relação à cultura corporal de movimento. Além disso, as mídias e TICs também proporcionam novas formas de interação e comunicação, permitindo o compartilhamento de experiências, a colaboração e a construção coletiva de conhecimento. Diante desse cenário, será essencial utilizar a mídia e TICs de forma crítica e reflexiva, para promover uma formação atualizada frente os desafios do mundo contemporâneo.