Mindfulness e os Atravessamentos na Pedagogia do Ator
Por Maria Luiza Tavares Cavalcanti (Autor).
Resumo
O presente trabalho é um aprofundamento da pesquisa que iniciei no mestrado, resultando na defesa, em 2018, da dissertação “Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator”. Agora, no doutorado, meu objetivo é refletir sobre o impacto do mindfulness no trabalho de atuação, abordando o tema através de um recorte que enfoca oMindfulnessBased Stress Reduction(MBSR), um programa de oito semanas criado por Jon Kabat-Zinn edo qual atualmente sou instrutora. Na maior parte do tempo, somos tomados pelo excesso de pensamentos, uma tendência que nos distancia da experiência direta. A meditação nos ajuda a desenvolver uma maior consciência da nossa atividade mental, de modo a nos libertarmos do domínio dos nossos devaneios e julgamentos. Assim, conseguimos nos desprender da necessidade de controle e aceitar o fluxo da vida, que é impermanente e transitória. As práticas meditativas conduzem a um esvaziamento do sujeito (anatta), ao desprendimento momentâneo de si, durante o qual experimentamos a sensação da fluidez da vida. Minha hipótese é a de que essa experiência de impermanência e transitoriedade que alcançamos pela meditação podem ser pertinentes para a pedagogia teatral como ferramenta para um despertar que possibilita ao ator estar mais pleno no presente da cena.