Resumo

Você já deve ter ouvido histórias de empresas que criaram produtos e serviços que revolucionaram o mundo com suas iniciativas inovadoras: Google, Facebook, TikTok, Uber, entre outras. Além de saírem na frente com a construção de soluções, elas continuam se reinventando. A pergunta que fica é: qual é o segredo?

Movidos por esse questionamento, os pesquisadores Gerard Tellis, Jaideep Prabhu e Rajesh Chandy mergulharam no tema e estudaram 759 empresas de 17 mercados e concluíram que o fator decisivo para conduzir a inovações radicais é a cultura dessas organizações. 


A cultura se mostrou determinante em diversos aspectos: mais importante que o capital acumulado, o trabalho que realizavam, o governo vigente ou a cultura do país em que elas estavam sediadas. Essa conclusão nos leva a outras duas perguntas: o que é uma cultura inovadora e, se a organização ainda não a tem, como desenvolvê-la? 

Com base no trabalho desses pesquisadores, Jay Rao (professor de tecnologia e inovação) e Joseph Weintraub (professor de gestão), ambos da Babson College, nos Estados Unidos, propuseram um modelo que reúne pontos essenciais para desenvolver uma cultura de inovação. Eles criaram uma ferramenta que, por meio de um conjunto de perguntas,  ajuda a analisar a organização de forma completa, mostrando o quanto ela está ligada à ideia de inovação....

Acessar