Resumo

Recomendações práticas sobre o Guia de Atividade Física são voltadas às instituições de ensino superior e às secretarias estaduais

Integra

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (01/02), que duas novas publicações estão disponíveis de forma online para apoiar a disseminação e a implementação das orientações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira .

Direcionado às universidades está o Plano estratégico de difusão, disseminação e implementação do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (PDDIG): documento orientador às Instituições de Ensino Superior .

Voltado às gestões estaduais há o Plano estratégico de difusão, disseminação e implementação do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (PDDIG): documento orientativo às Secretarias de Estado de Saúde .

O objetivo das publicações é instituir os PDDIG nas diversas esferas da gestão, órgãos, conselhos e instituições, reforçando a importância da pauta para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. “É importante ressaltar que os conteúdos e as ações relacionadas ao guia não são destinados apenas aos profissionais de educação física ou demais profissionais de saúde. O documento visa facilitar o acesso e a compreensão de todas as pessoas", diz o assessor técnico do Núcleo de Promoção da Atividade Física do Ministério da Saúde, Jean Augusto Coelho Guimarães. "Esses documentos relacionados ao PDDIG são ferramentas estratégicas para ampliar a oferta de ações e serviços, a fim de promover, no dia a dia, mais saúde e qualidade de vida à população."

Universidades

A publicação direcionada às Instituições de Ensino Superior (IES) sugere iniciativas que podem ser realizadas nesses ambientes, considerando os eixos ensino, pesquisa, extensão, comunicação e ações intersetoriais e 14 estratégias. Elas abrangem diversas áreas do conhecimento, além da saúde, e podem ser adaptadas, considerando o contexto local e a autonomia universitária. Há sugestões para incluir os conteúdos do guia como referência bibliográfica em disciplinas e pesquisas da arquitetura (na parte de infraestrutura), da comunicação (para traduzir os conhecimentos em saúde), entre outras.

A formulação do material teve a contribuição de professores de IES públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, situadas em capitais e no interior, buscando, assim, uma heterogeneidade de realidades, vivências e opiniões acerca das estratégias inseridas.

Gestões estaduais

No caso das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), as estratégias são voltadas para aprimorar o alcance do Guia nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Há sugestões de:

·         Ações intrasetoriais (como reuniões técnicas com as regionais de saúde para apresentar o Guia e identificar experiências exitosas);

·         Ações intersetoriais (articulação com o terceiro setor e com outras secretarias do estado);

·         Educação em saúde (como a inclusão de conteúdos do guia em planos estaduais de educação);

·         Fomento de pesquisas (com financiamento das que monitoram a implementação do Guia);

·         Comunicação (usar orientações do Guia em campanhas publicitárias, utilizar os materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, entre outros);

·         Monitoramento.

O documento foi elaborado após o acompanhamento da distribuição dos exemplares do guia pelas SES aos municípios, por meio de formulário eletrônico e relatório com os resultados obtidos, além de uma oficina com gestores estaduais do Programa Academia da Saúde (PAS). Foram debatidas ações possíveis de serem implementadas e estratégias de disseminação.

Sobre o guia

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira está disponível nos formatos online e impresso, incluindo uma versão em braile. O material, dividido em oito capítulos, traz as primeiras recomendações para que a população seja fisicamente mais ativa de forma simples, apresentando orientações, além de exemplos, separados por ciclos de vida, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência e educação física escolar. Também é útil para as pessoas reconhecerem que, em diversos momentos do dia a dia, elas já praticam (ou podem praticar) alguma atividade física, seja nos deslocamentos ou nos ambientes doméstico, de trabalho e de estudo.

Além da versão em português, a publicação também está disponível em inglês, em espanhol e como audiobook . Outros documentos, como o Material Suplementar , com a descrição do processo metodológico do Guia, e as Recomendações para gestores e profissionais de saúde , também estão disponibilizados na Biblioteca Virtual da Saúde como documentos complementares.

Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/novas-publicacoes-reforcam-a-promocao-da-saude-e-a-prevencao-de-doencas