Resumo

A missão organizacional representa a razão de ser das empresas, para que ela serve, qual sua justificativa de existência para a sociedade e a função social que exerce. Assim, este artigo tem por objetivo analisar os elementos propostos por Pearce II (1982) presentes nas missões dos hotéis do Sul do Brasil associadas à ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo. A relação dos hotéis avaliados foi retirada do website da ABIH dos três estados do Sul do Brasil, totalizando 396 empresas hoteleiras. A maioria delas possui endereço eletrônico, porém a amostra foi composta por 52 hotéis que divulgaram nele sua missão. Definiu-se o modelo de Pearce II (1982) como indexador de missão efetiva e, posteriormente, foram selecionados os elementos presentes nas missões coletadas. Os resultados sugerem que nenhuma empresa da amostra possui uma missão efetiva, ou seja, os hotéis do Sul do Brasil fazem a missão por adequação à sua estrutura ou influência do setor em que estão inseridos. Os indicativos apontam que as empresas pesquisadas utilizam a missão organizacional mais como instrumento de marketing do que como ferramenta de gestão estratégica.

Referências

Almeida, M. I. R. (2003). Planejamento estratégico sendo aplicado em unidades de organizações e em profissionais. In: SEMEAD, 5., São Paulo. Anais… São Paulo.

Analoui, F. & Karami, A. (2002). CEOs and development of the meaningful mission statement. Corporate Governance 2(3): 13-20.

Aquino, P. M. (2003). A construção e disseminação da missão nas Instituições de Ensino Superior do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÂO, 27., Atibaia. Anais... Atibaia.

Bart, C. K. & Baetz, M. C. (1998). The relationship between mission statements and firm performance: an exploratory study. Journal of Management Studies 35(6): 823-853.

Bart, C. K. & Hupfer, M. (2004). Mission statements in Canadian hospitals. Journal of Health Organization and Management 18(2): 92-110.

Bartkus, B. R. & Glassman, M. (2008). Do firms practice what they preach? The relationship between mission statements and stakeholder management. Journal of Business Ethics 83(2): 207-216.

Bartkus, B. R.; Glassman, M. & McAfee, B. R. (2006). Mission statement quality and financial performance. European Management Journal 24(1): 86–94.

Biloslavo, R. (2004). Web-based mission statements in Slovenian enterprises. Journal for East European Management 9(3): 265-278.

Brasil. (2012). Setor de turismo no Brasil já representa 3,7% do Produto Interno Bruto. 11 de outubro de 2012. Disponível em: . Acesso em 23 jul. 2013.

Case, C. J.; King, D. L. & Premo, K. M. (2012). An international mission statement comparison: United States, France, Germany, Japan, and China. Academy of Strategic Management Journal 11(2): 93-119.

Certo, S. C. & Peter, J. P. (1993). Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books.

David, F. R. (1989). How companies define their mission. Long Range Planning 22(1): 90- 97.

David, F. R. (2005). Strategic management: concepts and cases. 10. ed. New York: Pearson Prentice Hall.

David, F. R. (2009). Strategic management: concepts and cases. 20. ed. New York: Pearson Prentice Hall.

Diehl, A. A. & Tatim, D. C. (2004). Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall.

Drucker, P. (1974). Management: tasks, responsibilities and practices. New York: Harper & Row.

Churchill, N. & Lewis, V. (1983). The five stages of small business growth. Harvard Business Review 61: 30-50.

Cochran, D. S.; David, F. R. & Gibson, C. K. (2008). A framework for developing an effective mission statement. Journal of Business Strategies 25(2): 27-39.

Collins, J. C. & Porras, J. I. (1996). “Building your company’s vision. Harvard Business Review 74: 65–77.

Gaj, Luis. (2002). O estrategista: do pensamento à ação estratégica na organização. São Paulo: Editora Makron Books.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso.

Kemp, S. & Dwyer, L. (2003). Mission statements of international airlines: a content analysis. Tourism Management 24: 635-653.

Kötler, P. (1992). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Lobato, D. M. (2009). Estratégia de empresas. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV.

Mckee, A. (2012). Management: a focus on leaders. New York: Pearson Prentice Hall.

Ministério do Turismo. (2013). Sul apresenta a segunda maior participação do turismo no PIB regional. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2013.

Morris, R. J. (1996). Developing a mission for a diversified company. Long Range Planning 29(1): 103-115.

Mullane, J. V. (2002). The mission statements is a strategic tool: when used properly. Management Decision 40(5): 448-455.

Mussoi, A.; Lunkes, R. J. & Silva, R. V. (2011). Missão Institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Gestão 18(3): 361-384.

O’Gorman, C. & Doran, R. (1999). Mission statements in small and medium sized businesses. Journal of Small Business Management 37(4): 59-66.

Oliveira, D. P. R. (1991). Planejamento estratégico. A opção entre o sucesso e o fracasso empresarial. São Paulo: Harbra.

Omran, M.; Atrill, P. & Pointon J. (2002). Shareholders versus stakeholders: Corporate mission statements and investor returns. Business Ethics: A European Review 11(34): 318–327.

Palmer, T. B. & Short, J. C. (2008). Mission statements in U.S. colleges of business: an empirical examination of their content with linkages to configurations and performance. Academy of Management Learning and Education 7(4): 454-470.

Pearce II, J. A. (1982). The company mission as strategic tool. Sloan Management Review 15-24.

Pearce II, J. A. & David, F. (1987). Corporate mission statement: the bottom line. The Academy of management Executive 1(2): 109-116.

Peyrefitte, J. & David, F. R. (2006). A content analysis of the mission Statements of united states firms in four industries. International Journal of Management 23(2): 296-301.

Rafaeli, L.; Campagnolo, R. R. & MülleR, C. J. (2007). Missão declarada e missão desdobrada: uma abordagem para o planejamento estratégico. In: Simpósio de Engenharia de Produção. 14., Bauru. Anais... Bauru.

Rarick, C. A. & Nickerson, I. (2006). An empirical analysis of web-based corporate mission statements. Journal of Strategic E-commerce 4(1-2).

Rarick, C. A. & Vitton, J. (1995). Mission statement make cents. The Journal of Business Strategy 16(1): 11-12.

Ribeiro, A. M.; Silva, R. V.; Lunkes, R. J. & Alberton, L. (2008). Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÂO, 32., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro.

Silva, A. J. H; Ferreira JR, I. & Castro, M. (2006). Missão organizacional como instrumento para a formulação de estratégias e obtenção de vantagem competitiva: análise comparativa em instituições financeiras brasileiras. Revista de Economia e Administração 5( 2): 1-20.

Smith, J. G. & Fleck, V. (1987). Business strategies in small high technology companies. Long Range Planning 20(2): 61-68.

Smith, M.; Heady, R. B.; Carson, P. P. & Carson, K. D. (2001). Do mission statements accomplish their missions? An exploratory analysis of mission statement content and organizational longevity. Journal of Applied Management and Entrepreneurship 25(6): 75-96.

Takeski, T. & Rezende, W. (2000). Estratégia empresarial: tendências e desafios – um enfoque na realidade brasileira. São Paulo: Makron Books.

Teles, J. & Lunkes, R. J. (2011). Efetividade da missão institucional: um estudo nas 100 maiores empresas de capital aberto no Brasil. In: ANPCONT, 5., Vitória. Anais... Vitória.

Toftoy, C. N. & Chatterjee, J. (2004). Mission Statements and the Small Business. Business Strategy Review 15: 41-44.

Van Nimwegen, G.; Bollen, L.; Hassink, H. & Thijssens, T. (2008). A stakeholder perspective on mission statements: an international empirical study. International Journal of Organizational Analysis 16(1/2): 61-82.

Vasconcelos Filho, P. & Pagnoncelli, D. (2001). Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. Rio de Janeiro: Campus.

Want, J. H. (1986). Corporate mission. Management Review 75: 46-50.

Wedrich, A.; Langmann, G,; Klug, U.; Langmann, A.; Faschinger, C.; Wohlfart, C.; Weger, M.; Granitz, E.; Kohlhofer, A. & Hödl, R.(2012). Entwicklung und Implementierung eines Leitbildes an der Universitäts-Augenklinik Graz. Spektrum der Augenheilkunde 26(4): 212-220.

Williams, L. S. (2008). The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present and future. Journal of business communication 45(2): 94-119.

Acessar