Mobilidade ativa no trajeto escolar Um estudo com estudantes do 5º ano da rede pública de Anápolis (GO)
Por Livia Alessandra de Carvalho Teles (Autor), Júlia Aparecida Devidé Nogueira (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 330, 2025.
Resumo
Este artigo reflete sobre a mobilidade ativa de crianças no trajeto escolar, relacionando o tempo semanal do deslocamento com o sexo, a classe social e a posse de veículo. O estudo se baseia em uma pesquisa exploratória, com delineamento quantitativo e corte transversal. Participaram da pesquisa 257 crianças do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis (GO). Foi aplicado um questionário com questões sociodemográficas e aspectos relacionados à mobilidade ativa no percurso escolar. A mobilidade ativa no percurso escolar foi praticada por 71,2% das crianças; contribuindo com, em média 73 minutos de atividade física semanal. Crianças de classe social mais baixa e sem veículo passam significativamente maior tempo praticando a mobilidade ativa; e 80% do total das crianças relataram que gostam ou gostariam de realizar essa prática. Pode-se concluir que a mobilidade ativa no trajeto escolar é uma prática que favorece o alcance das recomendações de atividade física para crianças e de outros aspectos de saúde. A escola pode ser uma importante aliada na promoção da mobilidade ativa como experiência prazerosa, segura e saudável, por meio de estratégias que reduzam as barreiras e fortaleçam os facilitadores dessa prática.
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