Modelação na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes níveis de auito-estima
Por Cássia Regina Palermo Moreira (Autor), Edison de Jesus Manoel (Autor).
Em XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
A auto-estima é um componente afetivo do individuo que parece exercer efeitos significantes sobre a realização motora bem como, inversamente, ser influenciada por tal realização (WEISS, 1987). Entre os aspectos que intermeiam as relações entre auto-estima e realização motora estão estratégias instrucionois cuja finalidade é facilitar a execução de habilidades motoras, com destaque para a t~ca de modelaçllo. Contudo, o amplo uso de modelação em contextos de atividade motora nem sempre se baseia em fundamentação teórica (GOULD & ROBERTS, 1982; MAGIT..L, 1993). Assim, face à gama de questões pertinentes à utilização do modelo mais adequado, bem como ao momento mais oportuno de empregá-lo, optamos por analisar uma das mais investigadas características do modelo em literatura, qual seja, o nfvel de status do mesmo. O presente trabalho trata de uma revisão bibliográfica voltada para a elaboração de um modelo conceitual que integra aspectos afetivo-sociais do comportamento motor (auto-estima) e fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras (modelação). Uma vez apontada a importância da auto-estima e da modelação no domínio motor, e sabendo-se da carência de pesquisas que se preocupam em estabelecer relações diretas entre ambas nesse contexto ( McCULLAGH, 1993), propõe-se um estudo que envolva essas duas entidades, na tentativa de promover possíveis esclarecimentos sobre os efeitos do status do modelo na aprendizagem de habilidades motoras de indivíduos com níveis de auto-estima distintos, isto é, auto-estima elevada ou reduzida.