Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a significância dos parâmetros do jogo de basquete que discriminam entre equipes vencedoras e perdedoras nas partidas disputadas. A amostra do estudo compreende partidas disputadas no torneio de basquete masculino dos XXXII Jogos Olímpicos de Tóquio. Foram formados quatro modelos de regressão. Devido ao tamanho da amostra, o número de variáveis ​​explicativas foi reduzido por meio de análise fatorial, seguida de regressão stepwise para verificar sumariamente a significância estatística dos modelos obtidos, que foram então decompostos em parâmetros individuais. Este estudo indica: (1) um dos quatro modelos de regressão definidos foi sumariamente altamente significativo do ponto de vista estatístico; (2) dos demais modelos, dois foram eliminados devido à presença de multicolinearidade e um modelo não apresentou alta significância estatística; (3) a pontuação final foi mais influenciada pelas variáveis ​​percentuais de arremessos de dois e três pontos, número de arremessos de três pontos, turnovers, rebotes defensivos e porcentagem de arremessos certeiros. Os resultados do estudo corroboraram os resultados de outros estudos realizados nos últimos anos, de que o jogo de basquete apresenta tendência para arremessos de três pontos e bandejas, redução de giros nos passes e rebotes defensivos foram confirmados como sendo muito significativo.

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