Resumo


O objetivo do presente trabalho foi elaborar um modelo formal de descrição do jogo em esportes coletivos de invasão e instanciar o modelo a um esporte particular, o basquetebol, com a formalização de suas classes de comportamento ofensivos e defensivos. A estratégia foi modelada como um sistema dinâmico discreto. Este modelo tem como elemento lógico fundamental a regra de ação, que descreve as decisões de um jogador. As regras de ação também são usadas para a especificação da transformação de um estado e, consequentemente, da sequência de transformações de estados em um grafo representativo de uma estratégia. As propriedades estruturais, que são requisitos para uma estratégia eficiente, foram introduzidas na modelagem estratégica através de um conjunto de delimitadores (i.e., fases do jogo, tipos de conexões entre os nós por fase, regras de conexão, e regiões estratégicas), que especializam a definição da estratégia excluindo aquelas que não atendem aos requisitos dos delimitadores. O conjunto restante é denominado modelo da estratégia (ESTM). A formalização do ESTM apresentada neste trabalho estabelece uma metodologia para descrever, desenhar e avaliar a estratégia de uma equipe de um ECI. De maneira integrada à formalização da estratégia, a dinâmica do jogo foi modelada e a relação entre as estratégias desenhadas para duas equipes oponentes e a dinâmica do jogo foi apresentada. As estratégias atuam como bases de dados acessadas para subsidiar as decisões dos jogadores de uma equipe e permitir que eles atuem coletivamente durante as diferentes circunstâncias da oposição. A relação entre as estratégias desenhadas para duas equipes e a oposição no jogo entre estas equipes pode ser formalizada como um caso particular de sistema dinâmico, no qual dois sistemas dinâmicos discretos, representados pelas estratégias das equipes, e um sistema dinâmico contínuo, representado pelo jogo, são integrados por fluxos de controle e dados. Após formalizado o sistema dinâmico que representa a relação entre estratégia e oposição, no contexto do jogo, os elementos desse sistema foram decompostos, de forma hierárquica, levando em conta os principais módulos funcionais que compõem o fenômeno. Por fim, é apresentado o processo de validação das classes de comportamentos ofensivos e defensivos do jogo, constituídas por um conjunto limitado de dinâmicas individuais, grupais e coletivas, das quais a comissão técnica pode se valer para elaborar a estratégia da equipe, definir os conteúdos de treinamento, assim como selecionar aqules, dentre eles, cujo desempenho deverá ser avaliado no jogo. O modelo proposto constitui uma contribuição original à pedagogia dos esportes coletivos de invasão, tanto pelos avanços imediatos no entendimento das características estruturais desses esportes quanto pelos possíveis desdobramentos tecnológicos, que podem igualmente contribuir no processo de ensino-aprendizado nos mais diversos níveis competitivos
 

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