Resumo
O handebol é uma modalidade que tem apresentado um crescimento significativo no Brasil nas últimas décadas. Sendo assim, muitas tentativas de compreender e ensinar o handebol têm sido reportadas na literatura, tornando-o uma interessante fonte de observação científica. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de análise de jogo de jogadores e equipes de handebol que seja capaz de quantificar as variáveis técnico-táticas em tempo real. Para esse desenvolvimento, algumas etapas foram necessárias, tais como: a) a realização de uma minuciosa revisão da literatura específica ao handebol para identificar os principais meios técnico-táticos (ofensivos e defensivos, individuais e coletivos) que podem ser desenvolvidos durante o jogo, bem como os sistemas defensivos e ofensivos; b) a realização de um mapeamento das variáveis mais relevantes durante uma partida (durante as três fases do jogo - ofensiva, defensiva e transição) a partir de entrevistas semi-estruturadas com técnicos de sucesso na modalidade; c) desenvolvimento de uma ferramenta de análise de jogo que possa ser utilizada com fins pedagógicos, a partir de simulações de táticas ofensivas e defensivas. A revisão de literatura apontou um vasto número de variáveis técnico-táticas que compõem o handebol, bem como forneceu indícios para as respectivas análises. A amostra foi constituída por 4 técnicos de renome internacional, tendo os dados coletados a partir de entrevista semi-estruturada, cujo roteiro foi constituído por 18 perguntas. Os dados obtidos nas entrevistas foram tabulados e interpretados qualitativamente, de acordo com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). As análises das entrevistas permitiram identificar fatores para melhor compreensão da dinâmica do jogo, bem como apontar as variáveis técnico-táticas relevantes para a análise das fases do jogo, revelando as necessidades impostas em cada uma dessas fases. O desenvolvimento do sistema de análise de jogo torna-se relevante pela possibilidade de quantificar e armazenar um grande número de informações, bem como as possíveis formas de apresentação dessas para os jogadores.