Modelo Blended de Aprendizagem no Ensino Superior
Por David Job Morales (Autor), Roberto Andrés Rojas Bajaña (Autor), Heidi Marlen Marriott (Autor), Ingrid Karina Martinetti (Autor), Fredy Leonardo Morquecho Andrade (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 23, n 239, 2018.
Resumo
Introdução: É realizada uma revisão do modelo “Blended learning”. Modelo educacional presencial com acompanhamento digital também conhecido como modelo de ensino misto ou combinado. Objetivo: Buscamos obter vantagens de trabalhar em plataformas virtuais, interação virtual, experimentação de recursos da Web 2.0, aplicando a metodologia PACIE no design da plataforma de aprendizado Edmodo EVA e Moodle: zero bloco, bloco acadêmico e bloco final para aprimorar a alfabetização Digital no ensino superior. Métodos: É estudada uma amostra de 101 alunos de 4 cadeiras de Cultura Física. Cultura Física I: 27; Cultura Física II: 21; Cultura Física III: 22 e Cultura Física IV: 31. Gênero masculino equivalente a 97,61% e feminino 2,38%. Cadeiras pertencentes ao estudo do grau de Engenharia Automotiva de um centro de Ensino Superior em Guayaquil-Equador. Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “aprenda fazendo ”no corpo docente das instituições como modelo de gestão, para aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas da Web 2. 0 e, assim, estar em pé de igualdade com o desenvolvimento de avanços tecnológicos, pedagógicos e comunicacionais.