Modelo de aprendizagem cooperativa (mac): reflexões e contribuições no âmbito da educação física e esportes
Por Daniele das Neves Baio (Autor), Luana Biembengut Biato (Autor), Marcos Roberto dos Santos (Autor).
Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 43 - 61
Resumo
A proposta da abordagem textual aqui apresentada, deflagrada pela leitura e estudo sobre o modelo de ensino Cooperative Leanrnig (CL), ou como traduzido aqui para o português como Modelo de Aprendizagem Cooperativa (MAC), teve como foco contribuir com a atuação dos professores de Educação Física nas aulas, orientações técnicas, didáticas ou pedagógicas dentro e fora do ambiente escolar. Apesar de audaciosa e desafiadora, esta missão foi considerada alcançável e, igualmente, imprescindível. Assim o objetivo e proposta deste capítulo foi fomentar a discussão, a reflexão e a elaboração exemplificada de atividades e estratégias que, em última análise, podem estimular não só a aprendizagem dos conteúdos, mas também a interação, alegria e, sobretudo, uma maior socialização para os aprendizes, sejam eles alunos ou atletas, dos quais seus professores ou treinadores são o público-alvo deste texto. A aprendizagem cooperativa, conforme apresenta Slavin (1985, p. 6) baseado em Casey e Quennerstedt (2020, p. 2, tradução e grifo nosso) é “um termo abrangente para várias práticas de sala de aula” e seus métodos “[...] são estratégias instrucionais sistemáticas e estruturadas.” Neste sentido, Johnson e Johnson (1999, p. 72) citados por Casey e Quennerstedt (2020, p. 2, tradução e grifo nosso) sustentaram que o MAC compreende “o uso instrucional de pequenos grupos para que os alunos trabalhem juntos para maximizar suas próprias aprendizagens, aprendendo uns com os outros”.