Editora Comitê Olímpico do Brasil. None 2022. 228 páginas.

Sobre

O Comitê Olímpico do Brasil acredita que um desenvolvimento esportivo sustentável e duradouro é resultado do trabalho integrado entre as diferentes organizações do sistema. Somente o olhar, em médio e longo prazo, para os diversos aspectos que compõem o complexo sistema de desenvolvimento esportivo pode nos manter no seleto grupo de países com grande sucesso no esporte de elite.

Entendendo a relevância do assunto, compartilhamos com a comunidade esportiva brasileira o Modelo de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil. Neste primeiro momento, o foco foi dado nos dois personagens mais importantes: atletas e treinadores.

Nessa perspectiva, este documento aborda os conceitos mais modernos sobre o processo de formação esportiva em longo prazo, orientando as práticas nas diversas fases de desenvolvimento de atletas, desde o primeiro contato com o esporte até o fim de sua carreira, na qual atletas de sucesso, que foram desenvolvidos de forma global, podem passar a contribuir para o sistema esportivo em outras funções.

Posteriormente, voltaremos as atenções à importância de desenvolver adequadamente os treinadores, para que possam investir nas suas carreiras e conduzir da melhor maneira a formação das próximas gerações.

Esperamos que este documento seja uma inspiração para que as Confederações Brasileiras estruturem ainda mais os processos de desenvolvimento esportivo de suas modalidades sob uma perspectiva multifatorial, condição fundamental para a evolução do esporte olímpico nacional.

Saudações Olímpicas,

Paulo Wanderley

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil

Sumário

Arquivo