Modelo de Educação Esportiva: da Aprendizagem à Aplicação
Por Isabel Maria Ribeiro Mesquita (Autor), Cristiana Helena de Assunção Bessa Pereira (Autor), Rui Manuel Flores Araújo (Autor), Cláudio Filipe Guerreiro Farias (Autor), Diana Ferreira Santos (Autor), Ramiro José Rolim Marques (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 1, 2014. Da página 1 a 14
Resumo
Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.