Modelo de ensino entre pares (mep): Um modelo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo em pares
Por Bianca Caroline Dezordi (Autor), Caroline Cordeiro Xavier (Autor), Luana Caroline Contessoto (Autor).
Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 30 - 42
Resumo
Para desenvolver alunos competentes no esporte é de fundamental importância que estes sejam capazes de compreender as habilidades técnico-táticas da modalidade praticada, bem como as estratégias de jogo. Diante disso, surgem os modelos de ensino que visam aumentar e melhorar a qualidade das experiências de aprendizagem dos alunos, incentivando sua participação ativa, autonomia e tomada de decisões de acordo com as demandas do jogo, tornando-os o centro do processo de ensino e aprendizagem (SIEDENTOP, 1994; MESQUITA et al., 2014; COSTA, 2015). Os modelos que buscam trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, tem como objetivo promover o conhecimento de forma autônoma e o trabalho em equipe para encontrar soluções aos problemas que surgem no contexto esportivo. Deste modo, os modelos de ensino são alternativas aos modelos tradicionais de ensino dos esportes, onde os alunos aprendem a técnica descontextualizada e assim acabam, por vezes, não refletindo sobre as habilidades aprendidas, resultando na falta de compreensão do “porquê fazer” e do “quando fazer” em determinadas situações de jogo que exigem tomadas de decisões rápidas, desenvolvendo desta maneira um aluno passivo que apenas recebe e reproduz as informações (GARGANTA; GRÉHAIGNE, 1999; COSTA; NASCIMENTO, 2004; WARD; LEE, 2005; RIGON; NOVAES; TSUKAMOTO, 2020).