Modelo de ensino instrução direta (mid): Principais características e contribuições

Por Carla Eloise Costa (Autor), Guilherme Futoshi Nakashima Amaro (Autor), Vanessa Guandalini Gasparin (Autor).

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 11 - 18

Resumo

O desenvolvimento da sociedade em geral, bem como a própria evolução do esporte, tem influenciado a forma como as crianças participam nas atividades esportivas (MESQUITA; BENTO, 2012). Com o advento das novas tecnologias, bem como seu impacto e as novas configurações da sociedade, influenciadas inclusive por acontecimentos mundiais, como por exemplo a recente pandemia da COVID-19, são exemplos bastante recentes e eloquentes. Desta forma é de extrema relevância, buscar metodologias, estratégias de ensino focadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens, sejam eles praticantes iniciantes ou mesmo integrantes de processos de formação esportiva de médio ou alto rendimento. Lopes (2012) ainda ressalta que a procura da melhor forma de conduzir uma situação de ensino e aprendizagem deva ser uma preocupação constante do professor que deseja ser eficaz, proporcionando aprendizagens significativas aos seus alunos e, neste contexto, essa recomendação deve ser atendida em todo e qualquer ambiente onde a meta seja o ensino da Educação Física ou dos espores.