Modelo de Inclusão com Suporte da Escola Especial: Um Estudo de Caso da Rede Municipal de Suzano (sp)
Por Marilene Ferreira de Lima Oliveira (Autor), Maria Luíza Tanure Alves (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), Edison Duarte (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 11, n 1, 2012.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo de ensino inclusivo adotado pelo município de Suzano (SP), baseado na articulação entre a escola regular e a escola especial. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais de uma instituição especial de ensino do município, a fim de coletar informações sobre o modelo de apoio pedagógico feito por meio de escolas especiais. Como resultado, o modelo de inclusão adotado se mostrou capaz de auxiliar no desenvolvimento integral do aluno com deficiência, ampliando, diversificando e melhorando o processo didático e procedimentos pedagógicos adequados aos alunos da rede regular com deficiência. No entanto, revelou-se insuficiente em sua proposta inclusiva, pois os entrevistados não observaram articulação entre o trabalho desenvolvido na escola regular e na escola especial.