Modelo matemático para predição da impulsão vertical por meio das variáveis antropométricas em corredores de rua recreacionais
Por Alexandre Fernandes Machado (Autor), José Augusto Neumann Capela Campos (Autor), Diogo Pantaleão (Autor), Fabiana Rodrigues Scartoni (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi desenvolver um modelo matemático para estimar a potência muscular no Sargent Jump por meio das variáveis antropométricas. Participaram 20 voluntários (23,5 ± 3,2 anos; 69,4 ± 15,8 Kg; 170,7 ± 8,8 cm), 12 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, não tabagistas e praticantes de corrida de rua 3 a 4 vezes por semana de forma recreacional. O experimento foi realizado em um único dia e foi dividido em três diferentes etapas: procedimentos concernentes ao atendimento das precauções ligadas à ética da pesquisa; mensuração das medidas antropométricas e avaliação da impulsão vertical. Os resultados demonstram uma grande significância da equação de predição da potência muscular, podendo ser utilizada com 75% de confiabilidade.