Resumo

INTRODUÇÃO

Os jogos esportivos coletivos (JEC), como o voleibol, se caracterizam por mudanças constantes e diferentes situações em contextos de jogo. Portanto, o processo de ensinoaprendizagem-treinamento (E-A-T) solicita atividades variadas, que promovam comportamentos flexíveis adaptativos ao entorno (RAAB, 2003). A atividade planificada apresenta-se como um aspecto básico para incrementar o rendimento dos jogadores. O processo de E-A-T nos JEC não se restringe somente à transmissão de um conjunto de gestos técnicos, objetiva, sobretudo, oportunizar a formação de jogadores inteligentes e criativos, com capacidade de tomar decisões pertinentes frente às situações inerentes da modalidade a ser investigada (GARGANTA, 2001). Nesse sentido, a formação de atletas relaciona-se com conteúdos físicos, psicológicos, sociais e tático-técnicos em interação com os processos cognitivos como atenção, percepção, antecipação e tomada de decisão (TD). Através destes, se oportuniza a regulação de ações no esporte, que são intencionais e direcionadas a um objetivo tático (NITSCH, 2009). 

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