Modelo personalizado de ensino (mpe) dos esportes

Por Ana Cláudia Cesário Marchiotto (Autor), Ana Flávia Lopes Freitas da Silva (Autor).

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 19 - 29

Resumo

O Modelo Personalizado de Ensino (MPE), do inglês Personalized System of Instruction, foi idealizado como uma alternativa ao modelo de ensino tradicional e surgiu de um encontro entre psicólogos brasileiros e estadunidenses no ano de 1963, na cidade de Brasília, mais especificamente no Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), construído na época. (CÂNDIDO, 2017). O MPE pode ser sumariamente descrito a partir de suas diferenças em relação ao ensino tradicional. São cinco suas características principais: domínio sequencial do conteúdo; ênfase na palavra escrita; ritmo próprio; papel indispensável do tutor; e aulas e demonstrações como veículo de motivação (FOX, 2004; MOREIRA, 2004; KELLER, 1968). Keller desenvolveu o método com a ideia de que o papel do professor seria diferenciar o que estava estabelecido atuando como um engenheiro e gestor educacional. (KELLER,1974). Deste modo, o MPE tem como objetivos: adaptar o ensino conforme as necessidades de cada aluno a partir de sequências pré-estabelecidas de tarefas definidas pelo professor voltadas para a aprendizagem do aluno que deve progredir, por meio do foco na aprendizagem psicomotora, porém deixando em segundo plano os aspectos cognitivos e afetivos.