Modelo de Três Níveis Hierárquicos Para a Proficiência dos Alunos de 4ª Série Avaliados no Teste de Língua Portuguesa do Simave/proeb-2002
Por Tufi Machado Soares (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 29, 2005. Da página 73 a 87
Resumo
Neste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total. Palavras-chave : avaliação educacional em larga escala; modelos hierárquicos de regressão; modelos de três níveis hierárquicos; partição da variabilidade total.