Modelos de negócios são importantes para percepção de valor no mercado fitness? Sim, eles são!
Por Marcelo Curth (Autor), Elivelton Machado (Autor), Ítalo José de Medeiros Dantas (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 14, n 2, 2025.
Resumo
Entender a influência de dimensões da percepção de valor como aspectos emocionais, preço, qualidade percebida, reputação e intenção de recompra dos serviços de três academias com diferentes modelos de negócio na região sul do Brasil.
Metodologia/abordagem: Conduzimos uma com 422 indivíduos frequentadores das academias. Os dados foram analisados por regressão linear múltipla.
Originalidade/Relevância: O setor de academias no Brasil vem crescendo constantemente, sendo a maioria micro e pequenas empresas com diferentes modelos, sugerindo o aumento da concorrência e diversificação de estratégias para manutenção de clientes. Nesse contexto, compreender quais elementos influenciam a intenção de recompra dos serviços torna-se essencial para aumentar a retenção dos clientes.
Principais resultados: Os resultados indicam variação significativa entre as academias analisadas, sendo a qualidade percebida e o valor do serviço os principais preditores na Academia A, enquanto o serviço emocional se destaca na Academia B. A Academia C, por sua vez, apresenta um cenário desafiador, onde a reputação exerce uma influência negativa sobre a intenção de recompra, apesar de o valor e o serviço emocional serem fatores positivos.
Contribuições teóricas/metodológicas: A análise sugere que as estratégias de cada academia devem ser adaptadas ao seu público-alvo e ao ambiente competitivo em que atuam.