Modelos e Abordagens de Implementação Para a Análise de Políticas de Esporte e Lazer: Construção do Grupo de Pesquisa Polis/neopolis
Por Luciana Assis Costa (Autor), Luciano Pereira da Silva (Autor), Daniete Fernandes Rocha (Autor), Brisa de Assis Pereira (Autor), Natascha Stephanie Nunes Abade (Autor), Marcelo de Melo Mendes (Autor), Marcus Peixoto de Oliveira (Autor).
Resumo
Os avanços do campo de análise de políticas públicas no Brasil ocorreram a partir dos anos 2000 e sua materialização se dá em diferentes áreas disciplinares. A partir de 2010, observa-se um recrudescimento da produção científica na área de políticas públicas de esporte e lazer com um esforço de aproximação do arcabouço teórico das ciências sociais. O objetivo do ensaio foi apresentar o grupo de pesquisa Polis/NeoPolis da UFMG e refletir sobre a literatura do campo das políticas públicas que tem fundamentado seus trabalhos e publicações na área do esporte e lazer. O grupo tem investido em estudos de políticas públicas com o intuito de produzir conhecimento acerca de uma política setorial que coadune com uma produção mais ampla do campo de políticas públicas nacionais e internacionais. Acredita-se que o recorte escolhido sobre os estudos de implementação possa contribuir com as pesquisas desenvolvidas na área de esporte e lazer.