Modelos pedagógicos da Educação Física escolar infantil

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 104 - 120

Resumo

O professor Fábio finalizou o ano escolar e foi chamado pelos gestores para uma conversa. Nesse momento, seus superiores ressaltaram que seu trabalho havia sido bem feito e que estavam satisfeitos com suas posturas e o desenvolvimento dos alunos. Porém, os mesmos gestores apontaram pontos a melhorar nos aspectos profissionais e de organização e um desses pontos foi em relação ao planejamento e à sequência lógica das aulas. O docente afirmou que realmente tinha deixado o planejamento de lado desde o começo do ano e que desenvolveu uma lógica pedagógica de acordo com suas percepções subjetivas nas aulas e nas turmas, porém tudo ficou sem registros. Ainda nessa conversa, os gestores salientaram a importância do planejamento, não apenas para cumprir procedimentos escolares, mas também para nortear a ação ao longo do ano, afirmando que o planejamento é uma base, mas que poderia ser alterado conforme as necessidades e potencialidades surgissem. Ao ouvir esses comentários o professor Fábio ficou pensativo sobre como havia agido ao longo do ano e, ao final de alguns segundos, ainda no diálogo com seus gestores, ele disse: “Como faço para planejar e executar e, ao mesmo tempo, alterar o rumo das aulas, caso necessário?”. Dessa forma, os gestores começaram a auxiliá-lo. Como? Observe a seguir.