Modo de Uso dos Medicamentos de Portadores de Doenças Crônicas Acompanhados Pelas Equipes da Estratégia de Saúde da Família de Um Município Mineiro
Por Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta (Autor), Elias de Sousa Tonelini (Autor), Douglas Cardoso Brandão (Autor), Ricardo Ferreira Nunes (Autor), Salvador Boccaletti Ramos (Autor), Glória Lúcia Alves Figueiredo (Autor).
Em Cinergis v. 18, n 1, 2017. Da página 403 a 407
Resumo
Objetivo: avaliar o modo de uso dos medicamentos prescritos aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), atendidos pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (EqSF), de um município mineiro. Método: trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado com 34 famílias (52 indivíduos com DCNT). Os dados foram coletados por meio de entrevista domiciliar, através do aplicativo droidSURVEY, disponibilizado em tablets e dispositivos móveis de smartphones para armazenamento dos dados. Para a análise estatística utilizou-se o software R, versão 3.3.0. Resultados: nas visitas domiciliares, resultaram em 52 indivíduos portadores de DCNT, sendo 37% considerados não aderentes ao tratamento medicamentoso devido ao desacordo posológico. Desses, 19% usavam a medicação com a dose diferente da receita médica, 59% faziam uso dos medicamentos em horários distintos do prescrito, 22% relataram falta de entendimento da prescrição médica. Considerações finais: o modo de uso dos medicamentos prescritos foi avaliado como inadequado, assim, sugere-se às EqSF analisar as dificuldades encontradas e propor estratégias mais efetivas de incentivo à adesão ao tratamento. No entanto, o envolvimento entre a EqSF e os familiares no cuidado aos indivíduos portadores de DCNT é essencial para manutenção sistemática da terapia medicamentosa.