Modos de Deslocamento Para a Escola Entre os Alunos da 5ª e 6ª Série
Por Sérgio de Souza (Autor), Wellington Carvalho (Autor), Ana Paula Matos, (Autor), Elaynne Oliveira (Autor), Itânio Soares, Sonny Bezerra (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 21, 2019.
Resumo
O deslocamento ativo (caminhada / ciclismo) é visto como uma estratégia para promover comportamentos ativos no cotidiano escolar das crianças. Este estudo teve como objetivo analisar os modos de deslocamento e percepção das crianças em relação à possibilidade de deslocamento ativo para a escola de acordo com o sexo. No geral, 101 alunos (M = 11,39 / DP = 1,22) matriculados no 5º e 6ºnotas de duas escolas públicas de ensino fundamental do estado do Maranhão, Brasil, participaram deste estudo. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos estudantes. Os resultados mostraram que 21,8% dos entrevistados tinham deslocamento ativo (19,8% a pé / 2% de bicicleta), sem diferenças estatisticamente significantes; no entanto, os meninos eram mais predispostos a caminhar e andar de bicicleta em relação às meninas. Como justificativas positivas, os entrevistados evidenciaram a 'proximidade da escola em casa' e 'diversão / prazer' proporcionados durante a viagem e 'distância' e 'trânsito / insegurança' como barreiras à possibilidade de caminhar ou andar de bicicleta na escola.