Resumo

: Este estudo investiga o ensino de alunos público-alvo da Educação Especial no contexto escolar, com foco nas aulas de Educação Física, evidenciando aspectos da inclusão escolar de uma aluna com deficiência intelectual, focalizando especialmente as práticas pedagógicas no contexto da diversidade no Ensino Fundamental, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo compreender as possibilidades de participação de uma aluna com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa fundamenta-se teórico e metodologicamente na perspectiva históricocultural do desenvolvimento humano de Lev Semionovitch Vigotski sobre a constituição social do desenvolvimento humano e suas proposições sobre as condições de possibilidades de desenvolvimento de pessoas com deficiência. A construção dos dados foi realizada em uma escola da rede pública estadual de ensino de uma cidade de grande porte do interior do estado de São Paulo, com observações do pesquisador registradas em diário de campo e narrativas da estudante construídas por meio de entrevistas semiestruturadas. Selecionamos para participar da pesquisa uma aluna, matriculada no 7º ano do ensino fundamental, uma adolescente de treze anos. O processo de análise e discussão dos dados é apresentado por um eixo temático - Modos de interação entre a aluna e o pesquisador: possibilidades para a prática pedagógica. Para que ocorra a inclusão e a possibilidade de uma real participação efetiva escolar de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física é necessário que sejam dadas oportunidades concretas de ensino, através de ações pedagógicas diferenciadas, que levem em conta as individualidades do aluno, seus princípios sociais e culturais.

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