Monitoramento Cardiovascular no Treino de Atletas Corredores de Longa Distância
Por Huaiming Wang (Autor), Zongqiang Jin (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 6, 2022.
Resumo
Introdução
O fortalecimento da pesquisa sobre a avaliação de risco da função cardíaca nos esportes de corrida é benéfico para prevenir lesões cardiovasculares e mortes súbitas relacionadas com o esporte.
Objetivo
Estudar as alterações na resposta cardiovascular dos atletas após corridas de longa distância.
Métodos
Foram monitoradas alterações nos indicadores de resposta cardiovascular dos corredores de longa distância antes e depois da corrida de cinco quilômetros. Entre os índices analisados estão a frequência cardíaca, pressão arterial, hemoglobina e índice de função cardíaca.
Resultados
Não houve diferenças estatisticamente significativas na frequência cardíaca, pressão arterial, e níveis de hemoglobina antes e depois da corrida de longa distância (P>0.05). Não houve diferença significativa na proporção de arritmia sinusal antes e depois da corrida de longa distância (P>0.05).
Conclusão
A corrida de longa distância não causou mudanças anormais nos indicadores sanguíneos. Não foram relatados desconfortos cardiovasculares ou alterações em eletrocardiograma, ritmo cardíaco, pressão arterial, hemoglobina e índice de função cardíaca. Esses jovens não estavam alistados, apesar de passarem por treino adaptativo. Conclui-se que o treino em corridas de cinco quilômetros é seguro para homens jovens na reserva. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.