Resumo

A Ginástica Rítmica é uma das modalidades esportivas que se caracteriza por proporcionar treinamento e especialização precoce para suas atletas. Considerando o início prematuro, torna-se importante que a rotina de treinamento seja realizada de maneira planejada para que o desempenho físico tenha sua melhoria sem que ocorram impactos negativos na saúde, qualidade de vida e nos parâmetros psicológicos das praticantes. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito das cargas de treinamento e das respostas perceptuais durante um macrociclo de treinamento, a fim de identificar possíveis períodos que possam potencializar positivamente ou negativamente a saúde de atletas escolares praticantes de ginástica rítmica. Participaram do estudo 16 ginastas (11,6 ± 1,3 anos) pertencentes a um programa de treinamento escolar, monitoradas durante 10 semanas de treinamento. O desempenho físico foi avaliado através da bateria de testes PROESP-BR de Gaya e Gaya (2016), que compreendem a avaliação das medidas de dimensão corporal e aptidão física relacionada à saúde. A avaliação do desempenho esportivo específico foi realizada através do Teste de Capacidades Físicas (PAT-FIG) Dias et al., (2021), a avaliação da maturação somática pelo PVC, Mirwald et al. (2002), os quais foram avaliados no início (T1) e final (T2) do macrociclo de treinamento. Em todas as sessões, por meio de questionários, foram avaliados o bem-estar (WB), de Mclean et al., (2010) e a carga interna de treinamento (CIT) através da percepção subjetiva do esforço (PSE) de Foster (1998), adaptada por Borg. Por sua vez, a infecção de trato respiratório superior (ITRS) de Barret et al., (2009) foi avaliada no primeiro dia de treinamento da semana e durante todo período de treinamento, antes de cada sessão, a fim de monitorar a ocorrência e incidência de inflamações/infecções do trato respiratório superior. A comparação de bem-estar, CIT e ITRS durante as fases do programa foi realizado através da análise de variância (ANOVA) e a comparação entre os momentos T1 e T2 relacionados ao desempenho motor e específico do esporte foi realizada por meio do teste de Friedman, com significância fixada em p≤0,05. Como principais resultados pode-se destacar que o monitoramento de diversas variáveis dentro da periodização do treinamento se mostrou como uma estratégia viável, pois proporcionou o acompanhamento do desempenho físico e específico, além de possibilitar a observação das respostas perceptuais das ginastas, minimizando possíveis impactos negativos na saúde física e psicológica das atletas. Observa-se que o modelo de treinamento utilizado parece ser um bom método, tanto para saúde quanto para o desempenho de ginastas, pois promoveu melhoras nos aspectos de aptidão física relacionado à saúde, além do desempenho específico da modalidade, mantendo uma percepção positiva do bem-estar (WB). Porém, alterações significativas na CIT e relatos de um aumento na severidade de sintomas de ITRS foram identificadas durante o período de intensificação do treinamento. Concluindo, a estratégia de periodização realizada com relação a manipulação de cargas durante os períodos de treinamento permitiu melhorias de ordem física (saúde e desempenho), sem que houvesse alterações negativas no bem-estar das atletas.

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